quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vinícius de Moraes que me perdoe, 
mas beleza é sim fundamental!

Hoje venho aqui para concordar "acidentalmente" com Vinícius de Moraes quando ele disse que beleza é fundamental. Sinceramente, não creio que ele soubesse o verdadeiro valor disso quando pediu que as feias o perdoassem. Ele teve nove casamentos que provavelmente começaram pela beleza errada. Vinícius de Moraes que me perdoe, mas beleza é sim fundamental.

Não adianta ter altura de um metro e tanto, uma definição que não consegue ultrapassar o limite dos músculos, uma cara que parece estar sempre maquiada. Não adianta passar a vida inteira malhando, usando a última moda, passando cremes que dizem combater o envelhecimento e o ressecamento dos cabelos. Isso tudo só vai servir para quando a gente quiser se exibir,  impressionar, se olhar no espelho e comprar certa admiração. Mas beleza mesmo... Ah a beleza é outra coisa.

A beleza é aquele abraço que aperta, acolhe ou balança. É quando escapa um sorriso pelos olhos. É o gesto livre de qualquer vaidade. É aquele breve momento do silêncio da boca. É quando o corpo dança, fala... É a falta de ensaio. É rir da falta de jeito. É admitir que não se é perfeito. Beleza é a vista de uma janela aberta. É o que os olhos vêem quando se fecham. É contar histórias, contar as horas e depois, não contar hora nenhuma.

Ouso dizer que o decote, a saia curta, o batom ou o all star, o jeans e o blazer apenas nos distraem. O que nos atrai mesmo é a beleza. Basta olhar ao redor. Quanta gente linda conquista você todos os dias sem a menor pretenção de fazer isso? Sejam eles amigos, pais, filhos, irmãos ou aquela pessoa que invade seu peito de alegria e te faz sentir saudade a qualquer hora da tarde de um dia qualquer. Porque a beleza é compartilhar aqueles pedacinhos tão individuais sem perceber. Sem querer ser mais ou menos. É desprendida do querer ser belo. A beleza não se tem, se é.

"... E mostre o seu rosto para a manhã
Pois qualquer dia desses
Você vai nascer e crescer
E isso acontece sem você prever"

Nenhum comentário: