segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O encantamento das coisas.

Acho bonito esse clima de Natal. A avenida Paulista já está enfeitada, embora eu ache que nos outros anos estava mais "caprichada". Fiquei um pouco decepcionada ao ver que nos anos anteriores o Bradesco Prime estava inteiramente enfeitado e esse ano, nada, nadinha, nenhuma bolinha colorida. Contudo, não vou escrever esse post para julgar quem quer entrar no clima ou não. O que quero mesmo dizer, pode parecer bobagem, vou logo avisando...

A gente sabe que Papai Noel não passa de um homem passando um puta calor naquela roupa que, aliás, foi feita para o clima de inverno. A gente sabe que bolinhas coloridas não dão em árvore. Que a neve não é neve. Que o boneco de neve também não é feito de neve. Que renas... Alguém ai já viu renas de verdade? Mas e daí? A cidade está enfeitada. O comércio uma loucura. Pessoas fazem planos e reclamam do preço do peru. Vai ser sempre assim. Na minha opinião, bem melhor que carnaval onde a cidade fica enfeitada e tudo uma loucura a troco de nada. Pelo menos no Natal a gente ainda pode ver uma coisa que, infelizmente, se torna cada vez mais rara... Podemos observar que as pessoas ainda podem se encantar!

E o Natal é apenas um pretexto para como anda a sensibilidade alheia. Há quem se faça de durão, mas fica tirando fotos dos enfeites. Há quem seja tomado pela realidade fria e ache que essa época é ilusão demais. Há quem seja levado pela tradição e nem saiba mais porque está no meio desse clima todo. Mas ainda há quem ainda acredite em desejos, em amores, em pequenos gestos, em abraços e ainda apossua uma leve crença no ser humano... Geralmente são as pessoas que exercem isso o ano todo. Quem julgam menos, que vivem mais. Que passam o ano todo tentando ser melhores ao invés de ter invejinha e fazer picuinha.

Tenho uma teoria meio maluca de quem ainda tem capacidade de se encantar, pode fazer a diferença nesse mundo. Pois essas pessoas sabem que uma vida sem um "querer mais" não tem sentido. Que passar um ano sem ter conquistado algo ou ter evoluído  nem que for um pouquinho, interiormente, é um ano perdido. Essas pessoas possuem o Natal dentro ali no peito, e encontram sentido até para o que, aparentemente, não existe. Elas acreditam em ideias e as fazem existir. Essas pessoas possuem brilho nos olhos e sabem enxergar quando a vida resolve lhe dar um presente.

Eu tenho orgulho em dizer que sim, gosto de Natal, da avenida Paulista enfeitada, gosto dos fogos de artifício do ano novo... Gosto das cores, das luzes, da neve... Acho bonito mesmo sabendo que tem todo ano, que é tudo de mentirinha. Mas e daí? O filme que me emocionou ontem não era real, a música que gosto sei lá como foi produzida, o texto da Martha Medeiros nem sei quando foi escrito, mas está ai, também me encantando... "Não era a chegada do Papai Noel, não era a inauguração de uma loja, não era show dos Rolling Stones, não era nem mesmo atraente, umas faíscas vermelhas e verdes que eram quase como sinais de transito que tivessem sofrido um curto circuito, mas eram fogos de artificio, e o motoboy não conseguiu se mexer, ficou estático e emocionado olhando aquilo como se estivesse vendo a Ana Hickman nua ou o lançamento e um foguete: vidrado, encantado, hipnotizado como a gente deveria às vezes ficar diante do inusitado."


Neste ano, meu Natal será um pouco diferente. Embora haja em mim uma sensação de divisão, me sinto mais completa. Não poderia estar mais grata e alegre pelo presente que a vida me deu e que me encanta todos os dias. 

Enfim, desejo que neste Natal  você também possa estar ao lado 
de pessoas encantadoras e encantadas!

Beijos


Um comentário:

MM-LIL disse...

Feliz dia de Natal.