quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O espelho não faz mais sentido.

Mal consigo escrever esse post de encerramento. Quase não tenho palavras, por mais estranho que isso pareça. Parei de querer dar sentido às coisas e principalmente a mim mesma. Hoje, apenas sinto a vida de outra forma.

Muitas vezes usei esse blog como desabafo, um grito, uma recompensa... Sensações escondidas nas entrelinhas. Não consigo mais me esconder, mesmo que seja pra dizer que conservo meu direito de ficar calada e viver as coisas das quais acredito. São minhas causas. Minha vida. A minha verdade.

Esse blog, como tantos outros, inconcientemente acaba colaborando para o perigo de uma única história. Acreditar em uma única história é acreditar que a África só é feita de pobreza, que para ter uma refeição saudável você precisa comer arroz e feijão todos os dias, que as loiras são burras, que psicólogo é coisa de louco, que todos os estados dos Estados Unidos são iguais e assim por diante... E quando alguém acredita que eu sou somente aquela que escreve, ou aquela que amadureceu, ou aquela que fez tudo diferente, as pessoas estão acreditando em uma única história.

"Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas
uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso".
( Chimamanda Adichie)

Se eu usei esse blog com o intuito de convencer as pessoas que sou mais que uma única história? Sim. Se eu continuarei a fazer isso? Não. Muitas vezes, quando nos justificamos demais, fazemos isso mais para nos convencermos do que estamos dizendo do que para compartilhar com o outro.

Eu não venci todos os meus medos e ainda não alcancei todos os meus objetivos, mas não será aqui que irei fazê-los. Os dias mudaram de forma, algumas pessoas - me incluindo - sairam de um porta retrato e começaram a ganhar vida própria. 

Num exercício constante, reaprendemos a andar, a falar, a colocar os valores da nossa vida no lugar. É preciso dedicação. Por isso abandono o espelho, o superficial, as palavras que camuflam, esse blog que alimento desde os 17 anos. Porque quase aos 23, vejo que meu olhar mudou, não faz mais sentido ser como era antes. Inevitavelmente a gente muda, a vida muda, pessoas mudam... E esse blog foi ficando mudo. Antes olhava tanto para fora e tentava entender, mas essa parte de mim chegou ao fim. Hoje olho para dentro e consigo sentir.

Fim

Um comentário:

Patrícia - paty_ts@hotmail.com disse...

Tatiana, se deixar de escrever por aqui vai te fazer um bem real, pois que assim seja... Mas aproveito pra agradecer por ter escrito esse blog e ter se dedicado tanto e por tanto tempo, pois você acabou me ajudando sem ao menos me conhecer. Foi assim comigo hoje e deve ter sido assim com muitas pessoas ao longo desses anos. Então: Muito obrigada! De verdade! Não sei se um dia vai ler esse meu "comentário pendente aguardando a moderação", mas espero que, de alguma forma, meus bons sentimentos cheguem até você. Se precisar, retorne - fará seus leitores felizes! Beijos! Patrícia. :)